sábado, 10 de dezembro de 2011

Uma espécie de bacalhau à Zé do Pipo

Não sei o que se passa comigo.. que tenho vindo aqui todos os dias por qualquer coisinha! A verdade é que eu tenho estado de 'férias' e tenho aproveitado o meu tempo para passear e conhecer melhor os costumes desta cidade.

Mas hoje não vou falar disso, vou mostrar o que foi o meu jantar, que, modéstia à parte, estava muito bom! A receita demora um pouco a fazer..mas no fim vale muito a pena!

Como finalmente encontrei bacalhau nesta terra, estava difícil porque aqui o bacalhau tem um nome completamente diferente, merluzzo, procurei receitas e resolvi seguir mais ou menos a receita do bacalhau à Zé do Pipo. 


Ingredientes:

*1 lombo de bacalhau
*1 cebola
*Leite
*Azeite
*1 folha louro
*Sal e pimenta
*Azeitonas pretas (se quiserem)
*Puré de batata

Depois de demolhado o bacalhau, cortar o lombo em postas e levar a cozer em leite. Entretanto picam-se as cebolas e refogam-se no azeite, com sal, pimenta, folha de louro e um pouco do leite de cozer o bacalhau. A cebola deve ficar branca e macia e não loira.
Depois de cozido, escorre-se o bacalhau e coloca-se num recipiente para levar ao forno. Deita-se a cebola sobre as postas de bacalhau e, no fim, coloca-se o puré de batata por cima. Levar ao forno até gratinar.
No fim, se quiserem, juntem azeitonas pretas.



Não é bem a receita do bacalhau à Zé do Pipo pois este leva maionese, mas.. Soube-me tão bem que nem imaginam!! Que saudades deste velho sabor!

(Mãe, mais um motivo para ficares orgulhosa de mim ahaha)

Sem comentários:

Enviar um comentário