sábado, 24 de março de 2012

Cena portoghese

Ontem o jantar o feito por mim! A minha ideia desde o início era fazer bacalhau mas não consegui encontrar bacalhau como se vende em Portugal, ou seja, mais que salgado! Aqui, o merluzzo que se encontra é sempre freso e o sabor é muito diferente. Queria fazer porque sempre que me perguntam quais são os pratos típicos portugueses.. bacalhau é o primeiro que me vem em mente, seja ele de que maneira for feito. Além disso o pessoal cá de casa não come muito peixe.. assim juntava o agradável ao útil..

Comecei a pensar em outros pratos que podia fazer, e com a ajuda da minha mãe, acabei por escolher Carne de Porco À Alentejana.. E sem me gabar muito.. Para a primeira vez.. ficou delicioso! (mesmo!)

O mais 'giro' é que fiz tudo (TUDO) sem comprar nada feito!

Claro que a minha inspiração para fazer este jantar foi os jantares que a minha família faz quando se junta à mesa.. Assim.. O jantar teve direito a entradas, ao prato principal e no fim, um bolo!

As entradas (antipasti) foram os famosos pratinhos com queijo de vários tipos, chouriço também de várias variedades, paté de atum que a minha mãe me ensinou a fazer tão bem.. e..... Ameijoas à Bolhão Pato!



Que ao fim de 15 minutos já tinham acabado.. (acho que foi por ninguém ter gostado e por isso acabou tão rápido... x)

Aqui fica a receita:
* Ameijoas (em italiano vongole)
* Azeite (olio d'oliva)
* 2 dentes de alho (aglio)
* Ramo de coentros (coriandolo)
* Vinho branco (vino bianco)
* Sal e pimenta q.b. (sale e pepe nero)
* Limão (limone) opcional

Levar as ameijoas cerca de 2horas em água e sal para tirar o sal e a areia, depois, lava-las muito bem. Levar ao lume o azeite e o alho, e quando este último estiver 'loiro' adicionar os coentros e as ameijoas e temperar com sal e pimenta. Ir sacudindo a panela de vez em quando até que todos os bichos estejam abertos. Depois de estarem todas abertas (ou a maioria) rega-se com o vinho branco e deixa-se este evaporar um pouco. Servir (regadas com um pouco de limão).

De seguida, servi a carne que tinha estado a temperar a tarde toda com a massa de pimentão que fiz de início.. 

Massa de Pimentão:
* 2 pimentos vermelhos (peperoncino rosso)
* Sal (sale)
* Vinagre (aceto)
*Azeite (olio d'oliva)

Tira-se as pevides e o pé dos pimentos e mete-los a cozer em água com uma colher de sopa de sal. Depois de estarem muito bem cozidos, tritura-se tudo com 2 colheres de sopa de sal e 1 de vinagre mexendo até ficar uma massa consistente. No fim, e para preservar, junta-se um fio de azeite. 

Carne de Porco À Alentejana:
* Vinho Branco (vino bianco)
* Carne de porco tenra em cubos (carne de maiale)
* Dentes de alho (aglio)
* Massa de pimentão (salsa de peperoncino)
* Sal e pimenta q.b. (sale e pepe nero)
* Ramo de coentros (coriandolo)
* Folhas de louro (allouro)
* Limão (limone)
* Banha (strutto)
* Ameijoas (vongole)



Deixar a carne de porco a marinar cerca de 4h (mínimo) com a massa de pimentão, o alho esmagado, as folhas de louro, sal e pimenta e o vinho branco (como se vê na foto). Entretanto, meter as ameijoas (como também se vê, e tal como as Ameijoas à Bolhão Pato) em água e sal, e no fim do tempo lava-las muito bem. Passado o tempo, deitar a banha numa frigideira grande e quando tiver quente deitar a cerne muito bem escorrida e deixar fritar mexendo de vez em quando. Depois da carne frita, junta-se o liquido da marinada e deixar ferver cerca de 2 minutos e em seguida juntar as ameijoas. Ir mexendo e logo que as ameijoas estiverem abertas, juntar os coentros picados, envolver tudo muito bem e servir decorado com gomos de limão. Acompanhar com batatas fritas (que eu fiz no forno).

A aqui fica o resultado final:



Depois deste delicioso jantar, que serviu para festejar o facto de um rapaz cá de casa fazer anos e outro ter encontrado trabalho, foi tempo do bolo de bolacha (que também é raro faltar quando se fazem estes eventos na minha casa portuguesa).


Bolo de bolacha:
* Bolachas (biscotti)
* Natas (panna)
* Café solúvel (caffè)
* Açúcar (zucchero)

Bater as natas com açúcar (5 colheres de sopa de açúcar mal cheias para cada pacote de natas) e uma colher de chá de café até ficarem consistentes e mete-las um bocado no frigorífico. Entretanto fazer café e quando este estiver feito mete-lo num prato de sopa. No prato onde vai ficar o bolo, fazer uma primeira camada com natas e depois passar as bolachas no café e ir fazendo a forma do bolo. Ir fazendo às camadas até achar que está bom de altura e largura. No fim cobrir o bolo com as natas. E se quiserem juntar alguma coisa.. juntem! (eu prefiro assim, simples e muito bom!)

E foi assim o jantar de ontem.. acompanhado de muito boa disposição e também de muitos elogios! Agora vou ficar à espera de um jantar napolitano que já me prometeram.. ahah


Sem comentários:

Enviar um comentário