segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Razões para se vir a Milão: Duomo

Este fim de semana tive uma visita muito boa (foi por esse motivo que andei ausente do blog), e, como agora vivo aqui, é da minha competência mostrar o que de melhor tem esta cidade.

Começo por falar do Duomo:



O Duomo de Milão é a maior catedral gótica de Itália, sendo a 2º maior da Europa e 4º maior do mundo. Começou a ser construída em 1386 e após 500 anos a sua construção terminou. O objectivo era abrigar toda a população da cidade, e daí ter este nome que quer dizer 'Casa de Mião'.

A catedral é imensa, com 157 m de comprimento e 109 m de largura. O interior tem cinco naves com uma altura que chega aos 45 metros, divididas por 40 pilares.

Dentro desta, existe uma galeria de arte exorbitante, onde, além do 'normal' dentro de uma igreja (porque nada nesta catedral é 'normal'), pode-se ver quadros monstruosos (tanto na beleza para quem é apreciador, tanto no tamanho para quem é pequenino), as colunas, os orgãos, as paredes, as janelas (que são o que eu gosto mais, têm ali qualquer coisa!), entre vários outros. Tudo nesta catedral é grande e maravilhoso (e eu, quem nem sou nada destas coisas, digo isto)!

O duomo tem a particularidade de se poder subir à sua cripta, e do seu terraço pode-se ter uma perspectiva de toda a cidade por cima.

Curiosidade Wikipédia:

A catedral  gótica, que sempre teve réplicas de metal comercializadas aos turistas, ficou mais famosa após o domingo de 13 de Dezembro de 2009, quando  Silvio Berlusconi foi atingido com uma réplica do Duomo. As réplicas da catedral bateram recordes de venda e instantaneamente se esgotaram nas lojas, sendo a maioria dos clientes esquerdistas ou opositores ao governo do primeiro-ministro. A reprodução de sua forma gótica e pontiaguda, com 136 pontas de mármore, explica a gravidade dos ferimentos ocasionados ao chefe do governo.

Sem comentários:

Enviar um comentário