terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Romania

Este fim de semana foi de passeio, desta vez fui a Roménia a cidade de Bucareste, Bran, Brasov e Sibiu. Foi um fim de semana excelente, onde me diverti muito e passei por coisas muito engraçadas.

Na sexta feira, dia 7 Dezembro aterramos na cidade de Bucaresti as 11h (hora local, mais 2h que Lisboa). Seguimos para o nosso hostel, (que no fim acabou por ser uma bela porcaria, mas tudo isto faz parte da aventura) e fomos dar uma volta pela cidade. 

Bucareste tornou-se capital da Roménia em 1862 e é um misto de beleza, tristeza e devastação. Muitos dos edifícios estão danificados ou mesmo destruídos por causa das guerras ou então inacabados, podendo-se observar muitos edifícios em obras, ou que não foram pintados. Apesar de a paisagem ser claramente de uma cidade pós-guerra, esta consegue ter um pouco de beleza aos estrangeiros, pelas suas ruas típicas e cheias de vida, pela sua iluminação de Natal que preenchia a cidade de cor e luz e pelos preços, que para nós, são muito convidativos para usufruir de tudo e mais alguma coisa que a cidade oferece. 











Na manhã seguinte, fomos buscar o carro e seguimos caminho para ver o Castelo de Bran, mais conhecido por Castelo do Drácula. Bran é uma vilazinha no distrito de Brasov muito pequena e muito calorosa ao mesmo tempo. Estava repleta de neve e de lojinhas de rua que vendiam as coisas típicas da região. 

Partimos de uma cidade sem neve, para no caminho começarmos a encontrar tudo branquinho:







A hora de almoço chegamos a Bran e fomos visitar o Castelo que faz fronteira entre a Transilvânia e Valáquia. Habitualmente conhecido como o Castelo do Drácula, este é todo construído em madeira e contem uma exposição de peças de arte e mobiliário coleccionado pela Rainha Maria da Roménia.  

Este seria apenas mais um castelo se não fosse Bram Stroker que se inspirou nele para o seu romance "Drácula". Sendo construido no século XIV, começou por ser usado na defesa contra os Otomanos e mais tarde como posto aduaneiro na passagem entre a Transilvânia e a Valáquia. O seu mais famoso habitante, Vlad Tepes, o principe da Valáquia, ficou conhecido como "o empalador" pelos métodos que usava contra os seus inimigos e mais tarde, conhecido como o Conde de Drácula  pelo romance de Stroker

A partir de 1920 o Castelo tornou-se residência dos Reis da Roménia, onde habitou a Rainha Maria. Com o fim da segunda guerra mundial, a família real foi expulsa e o castelo foi tomado pelo regime comunista e transformado em um museu.














De seguida fomos em direcção a Brasov. Que é uma cidade também pequena, com pouco para ver e, como todas as outras, cheia de luzes e lojas relacionadas com o Natal.





A última cidade que visitamos foi Sibiu, que é a maior cidade da Transilvânia. Fundada em 1190 por colonos alemães foi primeiro conhecida pelo nome de Hermannstadt e, consequentemente, a sua arquitectura é tipicamente germânica. Em 2007 foi considerada a capital europeia da cultura.













E assim foi a nossa viagem, onde comemos demasiado bem por muito pouco (por exemplo, fomos a um restaurante de luxo onde pedimos de tudo e mais alguma coisa e pagamos 8€ por pessoa), onde as pessoas são estranhas (porque ou são demasiado simpáticas ou demasiado antipáticas) e não falam inglês e muito poucos italiano, onde a destruição e a beleza se conjugam em algo novo, onde vimos paisagens espectaculares, visitamos sítios fantásticos, onde em todas as cidades parecia Natal, o verdadeiro Natal, onde a iluminação e a neve faziam a sua magia. 

1 comentário: